quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Testemunho de Camilo - Missionário Shalom na Tunísia


Quando eu era adolescente havia uma música que muito me emocionava... Não pela letra, que era em inglês, mas pela melodia; essa me encantava. Cada vez que a escutava, parava o que estava fazendo, pra ficar só escutando. Trata-se da canção "Imagine" do famoso britânico John Lennon.

Um dia tive acesso à tradução dessa canção e refleti muito sobre aqueles pensamentos. Também entendi que a sua melodia melancólica tinha tudo a ver com o anseio profundo e ao mesmo tempo platônico do seu compositor. Quando por exemplo ele diz:




“Imagine se não existissem países
Não é difícil de fazê-lo
Nenhum motivo para matar ou para morrer
E nenhuma religião
Imagine todo mundo
Vivendo em paz”






Mas, já naquela época, adolescente ainda, eu não aceitava que a solução de paz para o mundo fosse a extinção de todas as religiões, pois elas seriam como a causa de tantas guerras e discriminações que existem no mundo.

Eu estava tão feliz tendo conhecido Jesus... podendo tê-lo como amigo! E isso graças àqueles que fizeram o anúncio chegar aos meus ouvidos, ou seja os católicos. Como poderia aceitar a idéia de que "o mundo seria um lugar melhor se não existisse nenhuma religião"? Será que era eu que estava errado?

Bom, passamos a fita uns 10 anos pra frente. Essa semana Santa aqui em casa foi bem movimentada, sempre com muitas visitas. No sábado de Aleluia, bateram à nossa porta dois jovens mexicanos que já haviam passado por diversos países, e agora vinham tentar a vida na Tunísia, ou em algum outro país da África. Estavam a procura de trabalho.





Decidimos acolhê-los por pelo menos um ou dois dias até que eles se situassem. Tivemos então agradáveis momentos com esses aventureiros. Um falava bem o inglês e o outro falava mais ou menos o francês, e ambos falavam italiano. Participara das celebrações litúrgicas e conheceram as pessoas da paróquia. Todos lhes advertiam que seria muito difícil encontrar trabalho na Tunísia daquela forma, sem contrato prévio.

Como havíamos recebido um convite da parte dos protestantes para assistirmos, no Domingo à noite, a um show de música na Igreja deles, fomos e levamos conosco os nossos dois agregados.

A pessoa que abriu-nos a porta, apontou-nos uns lugares vazios no meio daquela ruma de gente. O nosso pároco também estava lá presente, assim como muitos outros amigos católicos.

Enquanto o grupo musical fez uma pausa o Pastor tomou a palavra e fez uma profunda colocação sobre a Ressurreição de Jesus. O grupo cantou ainda algumas músicas com as quais rezamos e dançamos. Após um momento fraterno de comes e bebes, voltamos pra casa.





Os dois agregados e eu caminhamos uma meia hora até em casa. Jantamos e, já sentados no sofá da sala, eles continuaram a perguntar tudo sobre a Tunísia, o Brasil, o Lula... Até que um deles fez a seguinte pergunta:

"Qual é a diferença entre os católicos e os protestantes?" Respondi-lhe segundo o que consegui me lembrar na hora. E ele me disse: "Todos os lugares por onde eu já passei me fizeram acreditar que o John Lennon tinha razão... Você sabe, naquela antiga música 'Imagine all the people...'" "Sim, sim, eu conheço" - respondi-lhe. E ele continuou:


"Eu tinha a certeza dentro de mim que as religiões só serviam pra dividir, pra complicar as relacionamentos... Pra maltratar o ser humano. (...) E foi aqui na África, aqui nesse lugar que eu pude ter a experiência que me fez mudar esse pensamento. Essa alegria que eu experimentei, essa liberdade de ser cada um na sua realidade... E eu pude conhecer tanta gente diferente; e nós estávamos juntos! ... Agora eu entendo que isso é religião, agora eu entendo que eu sou um católico feliz!"

Bom, no final das contas ele realmente não encontraram um trabalho pra eles aqui... Então na terça pela manhã eles colocaram o mochilão nas costas e o pé na estrada para ir tentar a vida em outro lugar.

E eu fiquei lembrando da "profecia-Beatles" sobre a paz no mundo... E, ao mesmo tempo, contemplando tudo o que já vivemos aqui em Sfax... Talvez seja um riqueza para o mundo. Talvez uma profecia não-platônica! Talvez seja a minha vez de cantar:

"I hope some day you’ll join us!"

disponível em : http://camilocbg.blogspot.com/search/label/Textos

Nenhum comentário:

Postar um comentário