quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Beraká! Um presente para 2011!


Não estou falando do blog do nosso querido Barros que trás este mesmo nome (e que recomendo a leitura), mas da oração do Beraká propriamente dita. Você já ouviu falar? Já realizou em sua família? Ainda não! Pois vamos falar um pouco sobre sua celebração.

Os membros da Comunidade de Vida e Aliança Shalom são chamados a realizar semanalmente esta celebração em família. Evidente, que não é restrito aos membros da comunidade, mas todos da obra, ou não, poderão celebrá-lo.

Recentemente, eu e minha esposa tivemos a inspiração de nos dedicarmos mais a esta celebração e estamos colhendo as graças de Deus a partir deste momento de oração.

O rito da celebração é muito simples e pode ser conhecido adquirindo-se o livro “Beraká” das edições Shalom que pode ser comprado na livraria de nosso centro de evangelização ou pelo site no link a seguir: http://loja.comshalom.org/ecommerce_site/produto_4437_3532_Beraka-Oracao-da-Familia.

Mas aqui quero mesmo é partilhar sobre os frutos gerados por Deus a partir da celebração.

Fui para um retiro da comunidade e um participante partilhou como celebrava o Beraká em sua casa, como em determinado dia todos jantavam juntos, conversavam e depois rezavam em família. Não era um simples jantar, mas algo especial, cozinhava-se algo diferente, a mesa era arrumada, os melhores pratos, talheres, copos, tudo posto a mesa para dar um ar festivo.

Toda semana em sua casa tinha uma festa, a da celebração do Beraká. Claro que não se resumia ao jantar especial, mas o ponto alto da festa era o momento da oração, com a participação de todos, momento de clamor ao Espírito Santo, de louvor, de escuta da palavra de Deus e de partilha de vida.

Aquilo me impressionou bastante, era um pouco, ou muito diferente da forma que fazíamos em casa. Isto é, quando fazíamos! Mas a partir dali eu pensei; eu quero isto para a minha família, acabava de encontrar um grande tesouro.

Dali em diante, todas as semanas estabeleceu-se uma nova rotina, e pela graça de Deus as Terças-Feiras passaram a ter um novo sentido, o dia da celebração da família, momento de partilha e oração.

Neste dia da semana celebramos o Beraká, e tem sido momentos em que o Senhor tem nos guiado em sua vontade, nos dado direcionamentos claros e uma excelente oportunidade para partilharmos nossas vidas e aguardar na fé a realização das promessas de Deus.

Meus queridos é este tesouro que eu encontrei em 2010 que espero que você também encontre em 2011. Percebendo como é importante para a família a oração. Esta vence todas as dificuldades, dá sentido ao sofrimento, força na provação e nos faz verdadeiras famílias cristãs.

Shalom!

Por Roberto Barroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário