terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Passos para rezar com a Palavra de Deus


"Senhor, ensina-nos a rezar!"

Esse foi o pedido que os discípulos fizeram a Jesus, quando o viram tão entretido com esses diálogos com o Pai. Isso os fascinava e os deixava curiosos sobre o que o Mestre tanto fazia quando se retirava em lugares desertos. Tempos depois, Paulo iria escrever aos Tessalonicenses: "ORAI SEM CESSAR" (1Ts 5, 17).

Bem, dou-lhe umas dicas sobre oração. Encontrei em um texto que me deram em um retiro. Espero que ajude!

PASSOS PARA A ORAÇÃO:

1. PREPARAÇÃO

01. Horário/Tempo: Estabeleça um tempo e seja fiel ao tempo estabelecido.
02. Lugar: escolha um lugar recolhido para a oração e evite mudá-la facilmente.
03. Posição corporal: Pode ser qualquer uma, desde que ajude no recolhimento.
04. Acalme-se: Pode ser de vários modos. ouvindo os sons de longe e de perto; tomando consciência do que sente em cada parte do corpo..., olhando um certo tempo para um ponto fixo, ir repetindo uma palavra, etc.

2. A ORAÇÃO PROPRIAMENTE DITA

05. Coloque-se na presença de Deus: Procure reaviver o reconhecimento que Deus está presente e é Alguém.
06. Oração preparatória: Formular uma oração que expresse o seu desejo de estar aí para Deus, escutá-lo, acolhê-lo e viver sua Palavra santa. Colocar tudo nas mãos de Deus: pensamentos, preocupações, etc.
07) Pedido de graça: Peça a Deus que o ilumine com a ação do Espírito Santo para entrar na oração. Seja disponível para Deus, alcance o que deseja e acolha o que Nosso Senhor deseja lhe dar.
08) Leia o texto: Leia o texto pelo menos umas três vezes, com voz alta. Se o texto for longo, divida-o em partes, procure entendê-lo.
09) Aprofundar: ao ler o texto, uma palavra, uma imagem ressoará mais forte. Comece por aí o aprofundamento. Associe esse texto a outros textos e às coisas da vida. Vá refletindo, meditando...
10) Rezar: Depois de refletir, pare diante daquilo que mais lhe chamou a atenção. O que mais o tocou? Viva esse momento envolvente louvando, agradecendo, pedindo, saboreando. Deixe seu coração se expressar a partir do que foi experimentando. Dialogue com Deus, peça a intercessão e Maria Santíssima, dos santos de sua devoção. Que o diálogo com o Senhor seja livre, aberto, sincero. Você pode terminar esse momento com uma oração vocal (Pai Nosso, Ave-Maria, etc).

3. AVALIAÇÃO


11) Revisão da oração: Após o exercício convém rever o que se passou durante o tempo da oração. Importa rever pensamentos, sentimentos, apelos dificuldades e anotar.

Dizia Santo Inácio a respeito da experiência orante dos Exercícios Espirituais:

"Não é o muito saber que sacia e satisfaz a alma e sim saborear internamente as coisas".

Um abraço pra você, Filoteu de Betânia. Que Deus lhe faça uma pessoa orante.
Por Padre Marcos, Comunidade de Aliança Shalom, disponível em http://papopirado.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário