quarta-feira, 15 de setembro de 2010

“VOCÊ É DAQUELE (A) QUE SE JULGA MELHOR QUE OS OUTROS?”

Por Barros, Consgrado da Aliança, Coordenador da Secretaria das Famílias.

Irmãos, não sejamos severos, julgadores e intolerantes com aqueles aos quais o próprio Deus os tolera em suas fraquezas e limitações...” (Santo Agostinho).
Se você é do grupo dos misericordiosos que é constantemente alcançado e alvo da misericórdia diária de Deus como o “Filho Pródigo”, talvez se identifique com a reflexão a seguir, mas se você é do grupo dos que se julgam perfeitos, como o irmão mais velho desta parábola da misericórdia, sem dúvida ficará incomodado, e este texto lhe provocará uma” SANTA INQUIETAÇÃO”.

Ao longo deste tempo de caminhada de graças e desafios, quedas e soerguimentos difíceis pessoais e comunitários, tenho visto e acompanhado de perto pessoas que se afastaram de grupos de oração, Comunidades e Pastorais porque viram e testemunharam muitos contra-testemunhos de membros e dirigentes aos quais ele (a) já rotulou em seu interior com toda sua convicção: “Não vivem o que pregam, por isto sai...”

Aparentemente o julgamento e motivações procedem, mas , quando analisamos Cristamente as implicações envolvidas, cai por terra toda uma falsa santidade e perfeição moral nas quais estas pessoas estão envolvidas.

Geralmente estas pessoas realmente possuem uma retidão moral que acham que adquiriram por méritos próprios, ou seja, única e exclusivamente pelo seu próprio esforço (Um certo PELAGIANISMO – Pelágio achava que a pessoa podia ser santo, ou, perfeito sem precisar da Graça de Deus, bastando apenas querer e exercitar-se).

Esquecem ou ignoram que São Paulo e Santa Tereza D’Ávila sempre diziam: “Tudo é Graça!”
São Paulo por excelência vai revelar-nos esta TEOLOGIA DA GRAÇA ao afirmar em I Cor. 4,7: “O que tens tu de bom que antes não tenhas recebido de Deus?...”

Santa Tereza D’Avila sempre exortava às suas filhas espirituais no Carmelo: “Minhas filhas, quando virem alguém caindo em Pecado Mortal, não julguem, mas rezem por ele e digam gratamente:” Bendito sejas Senhor, por não me permitires fazer igual ou pior unicamente por tua Graça...”

Pessoas que experimentaram da misericórdia de Deus como São Paulo, Sto. Agostinho, Sta. Tereza D’Avila, Beata Ângela de Folígno e tantos outros santos, sabem e reconhecem que tudo que são é pela Graça de Deus, e por isto souberam amar e acolher aos que caiam. Os que ainda não experimentaram verdadeiramente esta misericórdia tem o comportamento exigente consigo mesmo e com os outros como o irmão mais velho da parábola do filho pródigo. Ficam magoados e ressentidos com aqueles aos quais a graça de Deus os alcança constante e diariamente. Geralmente são pessoas amargas, estão sempre a cobrar reconhecimentos para si e cobrar a perfeição nos outros. Estas pessoas possuem uma perfeição moral que não gera frutos, porque não vem acompanhada da caridade (Conforme I Cor. 13,7). Se você que leu até aqui e se afastou de seu grupo de oração, Comunidade, ou Pastoral por Contra Testemunhos que presenciou, vai escandalizar-se por não entender o que Cristo revelou ao dizer: “Ladrões e Prostitutas vos precedem no Céu...” (Mateus 21,31). Com certeza você se julga tão perfeito que não sente a menor necessidade de confessar-se, pois se julga sem pecados (Claro, pois só ver pecados nos outros...). Sua oração talvez seja como a do Fariseu em Lucas 18,9: “Senhor, EU não sou como o resto dos homens: Ladrões e adúlteros e pago o meu dízimo...”

Mas agora vem aquela incômoda pergunta que não quer calar: A quem está servindo esta sua santidade e retidão moral? (Não que você deva renunciar a Santidade e sã Moralidade). Com toda certeza só está servindo ao seu próprio Ego, fazendo sentir-se superior aos outros.

Você PAGA seu dízimo unicamente para desencargo de consciência, porém não faz nada para acolher, animar ou até mesmo exortar aos caídos, nem ao menos reza por eles, mas os julga e ainda pior, os difama perante familiares e amigos, expondo as fraquezas e quedas deles.

PAGA seu dízimo e talvez vá para a academia cuidar de você mesmo, talvez vá jogar sua bolinha com os amigos (afinal é um direito seu), ver TV confortavelmente, ou outra coisa que ocupe sua consciência endurecida pelo seu próprio conceito de santidade, e diga como justificativa: “Estou muito cansado (a)...”

Amado (a) irmão (ã), e talvez a quem você julgue implícita, ou explicitamente nestas suas horas de descanso e cuidados com você mesmo (a), esteja fazendo pela evangelização o que você deveria estar fazendo no alto de sua Santidade, pois somente você é perfeito (a) no que diz e faz.
“Deus faz o que pode, se não tem cão... Caça com gatos...e diga-se de passagem,gatos bem ruins como este que faz esta reflexão.”

Estas pessoas esquecem ou ignoram que Deus escolhe os mais fracos, os vazos de argila para operar ali a sua obra, toda glória pertence assim a aquele que nelas e por elas tudo realizou, pois os fracos não confiam em si mesmos. Deus escolheu homens fracos para conduzir seu povo, veja alguns exemplos: Moisés (Assassino); Abraão (Mentiroso);Davi (Adúltero); Jefté (Malfeitor); Pedro (Traidor).

Encerro esta pequena reflexão lembrando as palavras de João Paulo II : “O século XXI será evangelizado pela misericórdia (E não pelos julgadores) de Deus...”
Amado (a) irmão (ã), saia de suas justificativas e abrace a URGÊNCIA DA EVANGELIZAÇÃO, temos presidiários,favelados,hospitais,jovens, famílias,drogados,pessoas depressivas e desesperadas sedentas do anuncio da BOA NOVA. Saia de seu comodismo, não seja um acomodado mas um incomodado em anunciar Cristo. Não faça apenas a crítica e julgamento destrutivos que não levam a nada. Se não pode e não quer ajudar, NÃO ATRAPALHE e não desanime quem quer.

Reze e interceda por quem ao contrário de você, mesmo com suas fraquezas ouviram o apelo de Cristo pela evangelização, interceda por eles ao invés de criticá-los, pois já bastam as armadilhas de Satanás,não ajude ao inimigo de Deus com suas críticas por mais justas que sejam...Mas REZE !!! Estas pessoas são frágeis,pecadoras, caem, mas preferiram não confiar em si ,mas unicamente na graça de Deus e ao contrário de você perseveram e não desistem. Reflita nisto hoje, não endureça seu Coração como os Hebreus em Meriba, volte ao seu grupo, comunidade,ou pastoral, pode ter certeza de uma coisa, os fracos vão saber lhe acolher. Não espere que as coisas se resolvam por si mesma,Deus pode dar um jeito sim,mas precisa de nosso sim diário no meio as nossas fraquezas.

Não ache que só porque você não mata, não rouba,não adultera e PAGA seu dízimo ( E continue assim ) já faz muito pelo reino de Deus. Desculpe-me a sinceridade, com este comportamento você só faz por você mesmo, é preciso ir além disto. São palavras do próprio Cristo : “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus” ( Mt 5.20). Junte-se a nós os fracos, não olhe para nós mas para Cristo o único que vivia o que pregava e pregava o que vivia. Venha junto a nós SOMAR,e não diminuir ou dividir. “LOUVADO SEJA O NOSSO SENHOR JESUS CRISTO” FONTE:http://berakash.blogspot.com/2010/09/e-voce-na-sua-auto-santidade-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário